A gestante pode fazer procedimentos estéticos?

 

    A gestante pode fazer procedimentos estéticos?





A gestação é um acontecimento fisiológico natural onde o corpo da mulher passa por várias modificações. A maioria das mulheres passam pelo processo gestacional tranquilamente, outras passam a sofrer devido às modificações como aparecimento de estrias, manchas na pele, aumento do peso dentre outras causando baixa estima e sensação de inferioridade. Então, recorrem a procedimentos estéticos a fim de minimizar as mudanças no corpo dando mais atenção à aparência e ao autocuidado.


A gestante pode sim fazer alguns procedimentos estéticos. Contudo, a decisão de uma gestante em realizar procedimentos estéticos deve ser tomada com extrema cautela. É fundamental que a gestante consulte seu médico obstetra antes de considerar qualquer intervenção.

Grande parte dos procedimentos estéticos não são recomendados durante a gravidez devido a possíveis riscos para a mãe e o feto. No entanto, existem alguns procedimentos que podem ser realizados, levando em consideração algumas restrições. A seguir 3 dicas de  procedimentos estéticos simples, que podem ser ofertados a gestante, como coloração dos cabelos, manicure e pedicure e tratamentos faciais não invasivos.


Procedimentos estéticos simples ofertados a gestante



1 Coloração dos cabelos 

A coloração dos cabelos pode ser uma forma relativamente segura de alterar a aparência durante a gravidez.  Basta usar tinturas especiais aplicadas da forma correta, indicadas para o uso durante o período gestacional, a partir da 12ª semana de gestação, com permissão do médico obstetra. Entretanto na dúvida, as mamães devem esperar o nascimento do bebê, para colorir os cabelos.


2 Manicure e pedicure

A ida da gestante ao salão da Manicure e Pedicure é benéfico já que os procedimentos geralmente são seguros e não são invasivos, proporcionando sensação de limpeza e cuidado. Em contrapartida existe a preocupação com o ambiente do salão de beleza, especialmente com relação a ventilação por procedimentos que exalam odor de esmaltes e produtos químicos. Nesse caso, o ambiente deve ser bem ventilado.


Tatamentos faciais não invasivos

Os tratamentos faciais não invasivos, como limpezas de pele suaves, são considerados seguros. Por outro lado, procedimentos mais intensos, como peelings químicos profundos, devem ser evitados, pois os ácidos usados ​​podem ser absorvidos pela pele e representar risco para mãe e bebê. Além disso, tratamentos com equipamentos, como lasers, podem ter efeitos desconhecidos durante a gravidez.


Lembrando que,  a gestante deve informar a seu médico obstetra sobre todo e qualquer procedimento estético a ser realizado, para garantir que haja segurança para ela e para o bebê. Além disso, é essencial escolher profissionais capacitados e experientes, com boa referência, que tenham conhecimento sobre produtos adequados para serem usados, proporcionando  procedimentos estéticos seguros e livres de risco para a  gestante.







Postagens mais visitadas deste blog

Alimentação saudável

ESCALA REGRA DE NAGELE

Curso - Infecção Relacionada à Assistência à Saúde - Anvisa